Grande Entrevista

 

Nadir A . D’Onofrio

 

A entrevista foi uma brincadeira elaborada por, Carlos Leite Ribeiro 

Meu agradecimento, consideração, pelo tempo que estive junto a vocês no Portal Cen!

 

         Carlos, se escolher viagem por avião terá que, desembarcar no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica- município de Guarulhos. - Palavras da nossa entrevistada, Nadir D' Onófrio, quando lhe telefonei para marcar a entrevista. E continuou - Depois, tomar um táxi e dirigir-se para a Baixada Santista, Litoral do Estado de São Paulo, na cidade de Santos que está aproximadamente, uns 130 km de distância do Aeroporto, 70 km da cidade de São Paulo, podendo ser alcançada pelas Rodovias, Via Anchieta e, Imigrantes. Está a 505km do Estado do Rio de Janeiro, pela Rodovia Rio Santos. Agora, se preferir viagem de navio, o desembarque será no Porto de Santos. Eu gostaria de marcar essa Entrevista na ponta da praia, no Restaurante Píer 1. Local muito agradável, situado em frente ao Forte da Barra Grande, na ponta da praia.
          Exatamente, no canal de entrada dos navios. Ali poderemos conversar à vontade ouvindo música, enquanto saboreamos um aperitivo. Isso tudo, tendo uma bela visão, de toda orla da praia, do Forte, da prainha do Góes onde existe uma aldeia de pescadores".
          Ainda antes de poder desligar o telefone, já tinha optado pela viagem de barco, que por sinal foi até bastante agradável. O barco só balançou quando saiu da barra da Baía de Guanabara (o que é natural), mas depois, foi uma viagem tranquila.
         
          Quando cheguei ao Píer 1, já a Nadir me aguardava, sentada num local estratégico da esplanada, dizendo ela que tinha chegado cedo, para poder assim escolher o melhor local. E, iniciamos a entrevista:
          Carlos: - Nadir, o dia começo bem para você, se ...?: -
          Nadir: - Acordo espontaneamente e percebo que estou bem de saúde, ai faço minha prece de agradecimento a Deus por mais um dia.
          Carlos: - Que influência tem em si a queda da folha e a chegada do frio ?: -
          Nadir: - Interessante, Carlos essa estação do ano sempre deixa-me reflexiva, isso me faz pensar em nós seres viventes em nosso ciclo vital. Nascimento, crescimento, florescimento, amadurecimento e a transição final, denominada morte. Palavra essa utilizada para designar a paralisação total das nossas funções, na verdade nada morre nesse mundo, tudo se transforma, como as folhas do Outono que, ao cair da árvore e serem dadas como mortas, se transformaram em húmus que servirão de nutrientes para o solo, quando uma nova semente germinar. Entendo, se somos partes integrantes da natureza, nosso organismo contém, todos os minerais encontrados no solo, creio  que nós, também não morremos, passamos para um outro estado, a matéria pode entrar em decomposição, como é natural aconteçer nossa parte Divina essa, não morre.
          Carlos: - O que é para você o termo Esoterismo ?: -
          Nadir: - Como diz o próprio nome, eso... interior, voltado para dentro em oposição ao exoterismo. E o estudo, a busca de conhecimentos das leis regentes do universo.
          Carlos: - Acredita na reencarnação ?: -
          Nadir: - Como estudante do Esoterismo, Misticismo, acredito.
          Carlos: - E em fantasmas ou em "almas do outro mundo" ?: -
          Nadir: - Não diria fantasmas e, sim, etéreos, acredito ... já os vi.
          Carlos: - E em histórias fantásticas ?: -
          Nadir: - Li várias, analisando profundamente, dá para acreditar em, algumas.
          Carlos: - Que vício gostaria de não ter ?: -
          Nadir: - Não ser tão perfeccionista, assim seria menos implicante com as pessoas que, comigo convivem e eu própria.
          Carlos: - Para si, qual o cúmulo da beleza, e, da fealdade ?: -
          Nadir: - A meu ver, não existe algo mais bonito,, do que um radiante despontar do sol no mar, o céu à cada dia, tem nuances diferentes, nunca são iguais. Simplesmente deslumbrante!; fealdade, a violência, a guerra é horrível, isso.
          Carlos: - Uma imagem do passado que não quer esquecer no futuro ?: -
          Nadir: - Lembranças de alguns poucos momentos, de carinho afeto, presenciada, entre meus pais.
          Carlos: - Qual a personagem que mais admira ?: -
          Nadir: - Existem várias, mas pelo desprendimento, virtude que não tenho é, Madre Tereza de Calcutá.
          Carlos: - De que mais se orgulha ?: -
          Nadir: - Tenho orgulho, dos pais que tive, principalmente de minha mãe, foi uma mulher, inteligente, elegante, bonita.
          Carlos: - Qual foi o maior desafio que aceitou até hoje ?: -
          Nadir: - Foi aos 27 anos, quando assumi o Cargo de Supervisora na Empresa em que eu trabalhei, tive que liderar 210 pessoas, entre homens e, mulheres sendo que, a maioria eram mais idosos do que eu, não foi fácil ... Acredito que obtive sucesso, visto que aposentei-me nesse mesmo cargo em 1991, aos 43 anos e, até hoje, mantenho tenho contacto, com muitas das pessoas, que foram meus funcionários.
          Carlos: - Qual a característica que mais aprecia em si, e, também, nos outros ?: -
          Nadir: - Sinceridade, respeito muito as pessoas, Carlos mas se quero bem a alguém e, precisar dizer algo à essa pessoa eu direi, mesmo sabendo que eu corro o risco, de vê-la afastar-se de mim, prefiro isso, a ter  usar de falsidade. Infelizmente, existem pessoas que preferem a hipocrisia, querem ser bajuladas, ainda qu saibam serem, enganadas. Enfim, temos que compreender, cada ser é individualizado.  Nos outros, sinceridade, mesmo que  possa me machucar, eu prefiro assim. Detesto falsidade.
          Carlos: - Seus passatempos preferidos ?: -
          Nadir: - Hoje, é escrever meus textos, aprender formatação, ler.
          Carlos: - Como se auto-define ?: -
          Nadir: - Pessoa simples, leal que ama a natureza como um todo.
          Carlos: - E quando era criança ?: -
          Nadir: - Fui muito peralta acho que, ainda sou.
          Carlos: - Como vai de amores ?: -
          Nadir: - : - Quem ama a vida, está sempre bem em, relação ao amor.
          Carlos: - O arrependimento mata ?: -
          Nadir: - Matar não mata, mas é bastante incomodo, pesa na consciência. Já sofri por arrependimento, não gostei da experiência.
          Carlos: - Para a Nadir, Deus existe ?: -
          Nadir: - No meu entender existe é, a maior Energia Universal. Sinto essa "Energia" emanar, na própria natureza, em forma de estrelas, galáxias, mares, rios, plantas, seres animados e inanimados.
          Carlos: - Que género de filme daria sua vida ?: -
          Nadir: - Ah, minha vida daria, um bom romance !
         
          A hora do almoço tinha chegado e fomos almoçar a um restaurante da Ilha Porchat, que tem uma localização privilegiada, abrangendo uma belíssima panorâmica da Baía de Santos. Ali estão localizados, alguns barzinhos e discotecas mais badaladas da região. Ali foi construído um Mirante, Monumento comemorativo aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, projectado pelo famoso arquitecto Oscar Niemeyer. E tem mais, só precisamos de tempo para conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer, inclusive passeios de lancha.
          Escolhemos no cardápio, bacalhoada á Gomes de Sá , como sobremesa, Creme de Mamão com Cassis acompanhado por um bom vinho branco. Entretanto, a nossa entrevistada foi falando da cidade onde mora e ama: Santos: "Na verdade Carlos minha cidade natal é, Santo André, distante da capital de São Paulo uns 35 km, e, daqui da cidade de Santos uns 40km. Hoje moro, em lugar espectacular! Tenho o mar à minha frente, com uma visão de 180 graus, embora isso implique em algumas situações negativas, como estou somente há 100m da praia, a maresia corroe tudo, meu pobre computador, por exemplo, está todo enferrujado, oxidado e, constantemente substituo, tudo nele. Não vencemos, fazer manutenção de equipamentos, em nossa residência que fica em uma praia com 50km de extensão em, mar aberto, ventos fortíssimos, daí o nome Praia Grande, distante desse ponto, onde nos encontramos uns 20km. Eu adoro isso! Deixa enferrujar, oxidar etc rsss! Morrerei, não levarei nada,  dessa forma, as industrias produzem mais, gerando maior número de empregos!
          A cidade de Santos é antiga em, termos de Brasil, na Europa ela seria uma adolescente ainda, é, considerada a maior cidade do litoral paulista. A segunda melhor cidade em, termos sócio econômica, qualidade de vida.
          A vila de Santos, assim era chamada, foi fundada por Brás Cubas no ano de 1546, depois da fundação da Vila de São Vicente.
          A cidade Santista comemorou em Janeiro desse ano, 459 anos de vida. É uma cidade cortada por 7 canais, que tiveram sua construção iniciada no ano de 1905, por projecto do Engenheiro Sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, com a finalidade de drenagem e saneamento, cortam a cidade desde o Porto até as praias. Santos faz limites, com as cidades de Santo André, Mogi das Cruzes, Salesópolis, São Sebastião, São Vicente e Guarujá., está distante da capital de São Paulo 72km.

..

          Enquanto esperávamos e durante a refeição, continuámos a entrevista:
          Carlos: - Nadir, qual a sua melhor qualidade, e, seu maior defeito ?: -
          Nadir: - Qualidade, persistência; maior defeito, ser perfeccionista.
          Carlos: - O filme comercial que mais gostou ?: -
          Nadir: - "Dança com Lobos" e "Vento Levou".
          Carlos: - Música e autores preferidos ?: -
          Nadir: - Preferência, por música orquestrada. Autores: Johan Sebastian Bach e Ludwig Beethoven.
          Carlos: - Para si, a cultura será como uma botija de oxigénio ?: -
          Nadir: - Evidente que sim, sem cultura, nada somos, o país não é nada.
          Carlos: - Que livro anda a ler ?: -
          Nadir: - No momento estou lendo O Código Da Vinci do autor, Dan Brown, estou adorando, pois é uma leitura do tipo que gosto, uma mistura de género policial e místico.
          Carlos: - Autores e livros preferidos ?: -
          Nadir: - Autor predileta era Agatha Cristie . Livros-A Terra Oca Autor: Raymond Bernard, Colecção Operação Cavalo de Tróia Autor: JJ Benítez
          Carlos: - Sua obra literária ?: -
          Nadir: - Só possuo E-book de poesias, que estão na minha Home Page Home Page ? :

http://www.nadirdonofrio.com/

          E assim, falámos de:
          Nadir A D’Onófrio
          Nascida num lindo dia 03 de Julho
          Formada em Enfermagem

     SONHO COSMOGÔNICO

Nadir A D'Onofrio


         
          Saio vertiginosamente
          Passando do Nadir ao Zênite
          Rompendo o espaço infinito
          Ofusca-me, o brilho das estrelas!
          Iluminando o firmamento...
         
          A paz que agora sinto
          Gostaria de partilhar com você!
          São bilhões de corpos celestiais...
          Na mais perfeita sintonia
          Parecem que estão a bailar!
         
          Suave música ecoando...
          Que estranha sensação me dá!
          Leve como uma pluma
          Pela Via Láctea
          Sinto-me flutuar...
         
          Nesse tapete estelar
          Vou regredir, no tempo voltar!
          Ver, sentir, ouvir, o universo eclodir
          Como fogos de artifício!
          Em miríades de cor... expandir!

Formato de:
Carlos Leite Ribeiro – Marinha Grande – Portugal

Portal Cen

 

Voltar